Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente
Início do conteúdo da página

Hospital comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 17h21

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para facilitar a compreensão e a divulgação desta importante data, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) promoveu atividades voltadas para as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, tendo como objetivos:

- Identificar corretamente o paciente;
- Melhorar a comunicação entre profissionais da saúde;
- Melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos;
- Higienizar as mãos para evitar infecções;
- Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão;

No dia 21 de setembro, a equipe e os membros do NSP, promoveram uma atividade voltada para todos os profissionais do HMAPA, através da Oficina “Experiência do Paciente”. A oficina foi composta por cinco estações que simularam atendimentos cotidianos de saúde (administração de medicamentos, identificação do paciente, prevenção de quedas e de lesão por pressão e comunicação efetiva) em que os profissionais tiveram a oportunidade de vivenciar o papel de paciente.

O objetivo da atividade foi realizar uma reflexão prática com os profissionais sobre como os atendimentos de saúde podem ser realizados e como é colocar-se no lugar do paciente (empatia). Ao final de cada atendimento, os profissionais foram orientados pelos membros do NSP sobre como identificar corretamente os pacientes, abordagem adequada e humanizada, registros corretos em prontuário, conferência e checagem das medicações e procedimentos, cuidados preventivos com quedas e lesão por pressão.

Após receberem as orientações sobre segurança do paciente, os profissionais que participaram da atividade como pacientes foram convidados a preencher a pesquisa de satisfação (como se pacientes fossem), colocar seus anseios e sensações no momento do atendimento, além de contribuírem com sugestões valiosas para aprimorarmos ainda mais nossa assistência de saúde aos nossos pacientes.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página