SINO DA VITÓRIA
O tratamento oncológico é longo, difícil e por vezes doloroso. Em virtude disso, o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA), inspirado na iniciativa de diversos hospitais e entidades de tratamento ao paciente com câncer, inicia um novo projeto em 2019 que visa comemorar uma etapa vencida ou marcar um novo início de vida do paciente oncológico. Esta cerimônia conhecida mundialmente teve origem nos Estados Unidos, no Hospital Md Anderson Cancer Center.
O badalar do sino simboliza a celebração de término dos ciclos de tratamento dos pacientes, sua superação, bem como, uma forma de motivar os demais a persistirem no tratamento, transmitindo vibrações positivas para todos os pacientes e familiares que enfrentam o câncer. A ideia é incentivar os que ainda estão em tratamento, revigorar os ânimos do paciente que está concluindo aquele ciclo e também de todos os outros que assistem à cerimônia, proporcionando otimismo, alívio e felicidade em um ambiente acolhedor e humanizado.
A participação na cerimônia é espontânea e totalmente vinculada ao desejo do paciente. Antes de tocar o Sino da Vitória, cada paciente lê uma mensagem motivacional que marca este rito: “O toque deste sino representa o término de uma fase importante de seu tratamento. Toque este sino bem alto, assim todos vão saber que você venceu mais esta batalha! Guarde o som dessa vitória. Você é um vencedor!”. O ecoar do sino emociona a todos que partilham deste momento, e marca o processo de recuperação nesta jornada tão desgastante.