Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > COVID-19 muda a rotina do Hospital Militar de Área de Porto Alegre
Início do conteúdo da página

COVID-19 muda a rotina do Hospital Militar de Área de Porto Alegre

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 18h15 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 18h20

O Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) estabeleceu nova rotina de atendimento aos seus usuários para enfrentar o Coronavírus (COVID-19).

Na entrada do Hospital, o usuário passa pelo Corpo da Guarda e, além das informações que já eram solicitadas, é perguntado se apresenta sintomas de resfriado, gripe ou sintomas de problemas respiratórios. Se a resposta for positiva, ele recebe uma máscara cirúrgica e é encaminhado ao Posto de pré-triagem. O Posto de Pré-triagem foi montado com barracas no interior da área do hospital e todos que forem ao HMAPA, independente da finalidade, passarão por ele. Neste Posto, uma equipe de enfermagem realiza uma triagem inicial e conforme a situação clínica, o usuário é encaminhado ao seu destino.

Para atendimentos sem sinais e sintomas do COVID-19 e sem urgência/emergência, o paciente será destinado ao Posto de Atendimento de Menor Complexidade, onde será atendido por uma equipe médica. Esse Posto tem a finalidade de proteger o usuário e fornecer suporte para os casos de menor complexidade.

Os casos de urgência/emergência, bem como os pacientes com sinais e sintomas de Coronavírus, serão atendidos no Pronto Atendimento (PAM), este sim funcionando como um posto de triagem. Se for identificado suspeita de COVID-19 e for leve, o usuário é atendido pelo médico, orientado e liberado para isolamento domiciliar. Se for grave, com necessidade de internação, o usuário será destinado a sala de isolamento respiratório do PAM e após isso serão tomadas as medidas necessárias para o tratamento.

Foram preparados 02 (dois) leitos de UTI e cinco leitos convencionais para, num momento inicial, fazer frente a demanda apresentada. Conforme a evolução da situação e mediante determinação superior, o HMAPA tem condições de adaptar sua capacidade de acordo com a demanda surgida.

Cabe ressaltar que neste momento, é importante, caso possível, evitar o deslocamento desnecessário ao HMAPA, para a proteção de todos, bem como para manter a equipe técnica nos atendimentos de maior necessidade.

Também é muito importante atentar para as recomendações/orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde nas mídias, no sentido de permanecer em casa e realizar os deslocamentos estritamente necessários.

É importante registrar que, por determinação do Chefe do DGP, do Cmt CMS e do Cmdo 3 RM, foram suspensos todos os atendimentos eletivos, sejam ambulatoriais ou de imagem. Porém, os atendimentos ambulatoriais para pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo, como por exemplo os pacientes oncológicos estão mantidos.

Por fim, a indicação de internação para casos suspeitos está relacionada a dificuldade respiratória e ao agravamento dos sintomas gripais. Assim, o isolamento domiciliar adequado continuará sendo a indicação da maioria dos casos.

#LutaremosSemTemor

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página