Hospital Militar cria ‘cortina do abraço’ e humaniza as relações
Porto Alegre (RS) - Os usuários do Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) foram recebidos de maneira criativa, no dia 25. Driblando as adversidades, foi confeccionada uma ‘cortina de abraço’ para comemorar o Dia do Abraço na área externa do hospital. Dessa forma, os usuários, acostumados a não poder abraçar as pessoas devido o risco de contágio, tiveram a oportunidade de abraçar e ser abraçados.
A cortina é feita de um material transparente muito resistente, que não permite que haja o contato físico entre as pessoas, com espaço para encaixar os braços de cada lado. A cada abraço a cortina era corretamente higienizada, obedecendo os protocolos de segurança.
Voltada ao público interno e externo, a iniciativa emocionou os usuários e militares do HMAPA que participaram da ação e os recepcionavam. A paciente Ruth S. relatou sua satisfação com a ideia. A gente só percebe a falta de um abraço quando recebe um. Esta ação é muito importante para o hospital. Há muito tempo não abraçava alguém.
A iniciativa surgiu como uma forma de amenizar um pouco o período de distanciamento que as pessoas vivenciam em Porto Alegre.
Texto e Fotos: 3º Sgt Giambastiani - Com Soc HMAPA