Hospital Militar revitaliza espaço quimioterápico
Porto Alegre (RS) - Com o objetivo de promover a revitalização e humanização de espaço de recepção no Setor de Quimioterapia, o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) inaugura pintura em grafite.
A obra foi realizada com o apoio do artista Deivide Bizer. O artista porto-alegrense, ex-militar, trabalha há mais de 20 anos com arte urbana e possui experiência em trabalhos produzidos em ambiente hospitalar. A pintura elaborada possui o sabiá-laranjeira estampado, símbolo do Brasil e da boa-nova, borboletas simbolizando a transformação, flores e elementos em diversas cores.
O trabalho idealizado pela Comunicação Social do HMAPA tem o intuito de deixar o ambiente mais acolhedor, provendo um ambiente mais receptivo para os pacientes que realizam tratamento quimioterápico e consultas com especialistas na área de oncologia.
Ao se deparar com o trabalho o Sr Alberi Pereira, 74 anos, paciente em tratamento, relatou: - no dia que fazemos quimioterapia ficamos com baixo-astral. Este mural colorido vai servir para dar ânimo pra gente.
- A obra é uma explosão de cores, nos faz sentir como a vida é um movimento contínuo. Este é um local sensível do hospital e é importante este tipo de atividade. Difícil decidir o que ficou mais lindo, relata a 3º Sgt Giambastiani.
A 1º Tenente Mariane Bastos se surpreendeu ao ver o trabalho. A humanização faz parte da assistência em saúde e o fato de tornar o ambiente mais agradável e acolhedor certamente tem impacto no bem-estar do paciente, diz a enfermeira.
O trabalho tem 10 metros quadrados e levou cerca de 10 horas para ser concluído.