HMAPA realiza exame de ablação por radiofrequência
Na última quinta-feira (11) o Setor de Imagem por Diagnóstico do Hospital Militar de Área de Porto Alegre, chefiado pelo Tenente Coronel Frederico Fuhrmeister realizou junto com a equipe da radiologia intervencionista, um procedimento inovador no HMAPA, a ablação por radiofrequência de tumor renal guiado por tomografia.
O exame foi organizado e gerenciado pela 1º Tenente Gisela Gomes, enfermeira com especialização em enfermagem em radiologia e imaginologia, realizado pelo médico radiologista intervencionista Fernando Dutra e Tiago Alves da Silva, da empresa Intervir, o anestesista Maurício Holleben, as técnicas de enfermagem 3º Sargento Fernanda e 3º Sargento Alice e o 3º Sargento Diego, técnico em radiologia.
A ablação por radiofrequência é uma alternativa para o tratamento de câncer, possibilitando um tratamento menos agressivo. Essa técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer o tumor. Uma sonda fina como uma agulha, é inserida através da pele até atravessar totalmente o tumor. A inserção da sonda é guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Quando a sonda está posicionada, uma corrente elétrica é passada através da sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. O método visa preservar os tecidos adjacentes, proporcionando uma recuperação rápida, com menor exposição do paciente, menor tempo de internação e menor risco de infecção hospitalar.
O uso de métodos por imagem para guiar procedimentos intervencionistas para o tratamento de câncer está crescendo e permite ampliar a gama de procedimentos minimamente invasivos.