HMAPA realiza primeira cirurgia TAVI
Na manhã de 30 de maio, o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) realizou a primeira cirurgia de implante de válvula aórtica transcateter – TAVI.
O procedimento cirúrgico TAVI é indicado a pacientes com doença cardíaca devido a estenose (estreitamento grave) da valva aórtica nativa que apresentam alto risco ou risco extremo de complicações durante a cirurgia aberta.
O implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, onde é realizado o tratamento da válvula aórtica sem necessidade de remoção da válvula nativa. Semelhante ao stent, que é utilizado no tratamento das artérias coronárias, a abordagem envolve o implante, através de um cateter, da prótese valvar no local onde encontra-se a válvula doente. Dessa forma, o paciente é menos exposto aos riscos de complicações hospitalares.
O paciente de 74 anos foi operado pela equipe médica composta pelo Dr. Fábio Trentin, Dr. Pedro Piccaro e Dr. Felipe Fuchs, auxiliados pela equipe do HMAPA composta pelo Capitão Médico Menzen, 1° Tenente Enfermeira Rayama, 3° Sgt Girardi, 3° Sgt Camila Rosa e 3° Sgt Laurindo (técnicos de enfermagem).