Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Farmacêuticos do Hospital Militar de Área de Porto Alegre lançam livro de Farmácia Clínica em UTI
Início do conteúdo da página

Farmacêuticos do Hospital Militar de Área de Porto Alegre lançam livro de Farmácia Clínica em UTI

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 17h43 | Última atualização em Quarta, 20 de Julho de 2022, 17h43

Os farmacêuticos 1º Ten João Victor Laureano (HMAPA), Amanda arruda (Marinha), Flávia Leite (Hospital São Rafael) e Tassila Pitanga (Sanar) lançaram o livro “Yellowbook Farmácia Clínica em UTI” pela editora Sanar. O objetivo do livro foi juntar as experiências de anos trabalhando com a farmácia clínica em uma obra que realmente pudesse facilitar a vida do farmacêutico na sua prática clínica diária através do acesso a informações de consulta rápida sobre farmacoterapia aplicada nas principais especialidades médicas e auxiliar o farmacêutico clínico na tomada de decisão no contexto da terapia intensiva.

Sabendo dos diversos campos de atuação do farmacêutico clínico na UTI, os autores elaboraram este yellowbook para ser o parceiro, o braço direito e esquerdo, nas tomadas de decisões do farmacêutico clínico.  Nele os profissionais terão acesso aos princípios gerais da farmácia clínica, regulamentação, anamnese, apoio para entender conceitos importantes e estratégicos sobre reconciliação medicamentosa, análise de prescrição medicamentosa, infusão contínua e FAST HUG MAIDENS, além dos fluxos e condutas nas diferentes áreas, como: na cardiologia, nefrologia, neurologia, oncologia, analgesia e sedação, infectologia e distúrbios da coagulação, além do papel deste profissional na gestão e segurança nos resultados da farmácia clínica, sempre com o mesmo propósito - o cuidado ao paciente.

O livro traz um formato bem estratégico de fluxos e condutas, facilitando a trilha para a melhor tomada de decisão, onde em cada capítulo, além de trazer destaques teóricos importantes e fluxos, são disponibilizados casos clínicos práticos para que o profissional possa se sentir imerso nessa realidade clínica, ao final de cada capítulo foi disponibilizado o bulário (informações sobre os medicamentos constantes no YB), que traz informações rápidas e diretas sobre os medicamentos utilizados em cada tema abordado afim de facilitar a tomada de decisão, com informações importantíssimas como: indicações, dose padrão, ajuste de doses, reconstituição, diluição, estabilidade, tempo de infusão, reações adversas, interações medicamentosas, incompatibilidade, monitoramento terapêutico e risco de gravidez. Informações que facilitam muito a atividade dos profissionais de saúde e contribuem para a qualidade da assistência prestada ao paciente.

O farmacêutico João Victor Laureano 1° Tenente do Hospital Militar de Área de Porto Alegre foi um dos idealizadores, organizador e autor de vários capítulos do livro, e conta que a participação de profissionais que atuam na prática clínica de diversas instituições de saúde contribuiu para a construção de um livro que realmente trouxesse informações valiosas para o farmacêutico que está à beira do leito, e que não fosse voltado apenas para a teoria e sim para aplicação na prática, permitindo ao farmacêutico acesso a informações valiosas que realmente tragam impacto em suas atividades clínicas diárias, algo inédito na literatura até o momentos.

JOÃO VICTOR LAUREANO

Farmacêutico, Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor da faculdade de farmácia da UFRGS e da ULBRA e professor referência de farmacologia da Sanar Saúde. Tenente Farmacêutico no Hospital Militar de Área de Porto Alegre, onde atua como chefe da Farmácia Hospitalar e Clínica. Foi integrante da comissão de indústria do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul no período de 2014 a 2018 e Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (AFARGS) no período de 2016 a 2018.

Dentre os autores que tiveram participação na elaboração dos capítulos do livro destaca-se os farmacêuticos do HMAPA, que elaboram o subcapitulo de RECONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA e EVOLUÇÃO FARMACÊUTICA, práticas que são rotina na sua atuação dentro do HMAPA.

ALINE DE ARCE VELASQUEZ - RECONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA

Possui Graduação em Farmácia: Generalista e Homeopatia (2010) e em Licenciatura Plena: PEG- Curso de Formação de Professores (2014) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Especialista em Oncologia pelo Centro Universitário Franciscano (2017) e em Farmácia Clínica e Hospitalar pela Faculdade Unyleya (2017). Atualmente, exerce sua função de Oficial do Exército Brasileiro como Farmacêutica Clínica e Hospitalar no Hospital Militar de Porto Alegre/RS.

ANDREIA SILVA NUNES - RECONCILIAÇÃO MEDICAMENTOSA

Pós-graduada em Farmácia Clínica com ênfase em Atenção Básica à Saúde pela Universidade Nilton Lins. Pós-graduada em Farmácia Hospitalar e Clínica pela Unyleya. Graduada em Farmácia pela URCAMP. Professora da graduação em Farmácia na Faculdade Anhanguera e 3° Sargento na Farmácia Hospitalar do Hospital Militar de Área de Porto Alegre.

CLARISSA KLEIN GONÇALVES - EVOLUÇÃO FARMACÊUTICA

Farmacêutica Bioquímica especialista em farmácia hospitalar e farmácia clínica.

PRISCILA MACHADO DE OLIVEIRA - EVOLUÇÃO FARMACÊUTICA

Farmacêutica especialista em farmácia hospitalar e atenção farmacêutica, com MBA em gestão da cadeia de suprimentos. Atualmente, exerce sua função de Oficial do Exército Brasileiro como Farmacêutica Clínica e Hospitalar no Hospital Militar de Porto Alegre/RS.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página