Dia Nacional da Saúde
No dia 05 de Agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil. A data é uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido em 05 de Agosto de 1872 em São Luís de Paraitinga (SP) e tem como objetivo a conscientização da importância da educação sanitária e de um estilo de vida mais saudável no impacto à saúde pública no país.
Oswaldo Cruz revolucionou a saúde pública no Brasil. Ingressou na Faculdade de Medicina aos 15 anos no Rio de janeiro, especializando-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris em 1896. Ao retornar ao Brasil, em meio à epidemia da Peste Bubônica, iniciou o combate à doença, quando foi criado o Instituto Soroterápico Federal, “embrião” do que hoje é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na mesma época, descobriu que o vetor de transmissão da Febre Amarela era um mosquito, causando forte impacto no controle da disseminação da doença.
Em 1904, Oswaldo Cruz enfrentou um de seus maiores desafios como sanitarista. Com uma grande incidência de surtos de varíola, promoveu a vacinação em massa da população, realizada pela brigada sanitária, que era uma comissão de empregados da área de saúde, preparados para realizar a tarefa. Os profissionais entravam na casa das pessoas e vacinavam todos os presentes, o que indignou parte da população, no movimento conhecido como a Revolta da Vacina. O Governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina e implementou novas estratégias de vacinação em massa. Oswaldo Cruz reformou o Código Sanitário e reestruturou os órgãos de saúde e higiene do país. Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério da Saúde . Trabalha no desenvolvimento de pesquisa, principalmente em doenças infecciosas e saúde pública , além da produção de vacinas para doenças como febre amarela, poliomielite, meningite A e C e rotavírus humano. É a maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina. Durante a Pandemia da Covid – 19, devido à parceria com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca produziu vacina contra a doença, obtendo grande notoriedade.
Saneamento Básico é fundamental, porém, atualmente, quase metade da população brasileira (43%) vive em cidades sem rede de tratamento de esgoto, o que expõe a população a inúmeras doenças como FEBRE TIFOIDE, CÓLERA, LEPTOSPIROSE, AGRAVAMENTO DE EPIDEMIAS COMO DENGUE, além de PARASITOSES, entre outras (fenae.org.br). A faixa etária mais afetada pelas doenças por falta de saneamento é a de crianças entre 0 – 5 anos, o que prejudica seu desenvolvimento nutricional, seu crescimento, em muitos casos, levando à desnutrição, desidratação e à morte.
Saneamento básico é prioridade, prevenção e saúde. Por este motivo, saúda-se, na data de hoje, na figura do seu expoente máximo, o Médico Sanitarista , Oswaldo Cruz, o DIA DA SAÚDE NO BRASIL.