HMAPA inicia Projeto Vivências
Dia 17 de julho, o Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) deu início ao Projeto Vivências, que propõe, aos acadêmicos dos Cursos de Medicina, por meio de atividades de caráter voluntário, extracurricular, observacional e supervisionado, a oportunidade de vivenciar a realidade das próximas etapas de seu futuro profissional.
Com a presença do Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Melo, os estudantes participaram da apresentação do Major Médico João Luiz, Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HMAPA e Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), que apresentou o HMAPA e o Serviço de Saúde do Exército aos acadêmicos.
Neste momento, o HMAPA conta com quatro estudantes, sendo 02 (dois) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), 01 (um) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e 01 (um) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles vivenciarão as rotinas do hospital, participando de atividades supervisionadas, com carga horária de 60h (02 semanas) ou 120h (04 semanas), no máximo.
As turmas permitirão receber até 12 alunos por período, num total de 08 (oito), ao longo do ano, tendo como objetivo permitir que 96 acadêmicos/ano participem do projeto, no HMAPA.
O HMAPA é o maior hospital militar da região sul do Brasil, e ao longo dos seus 133 anos de história, vem se tornando uma referência em assistência à saúde de seu público, atendendo não apenas a região metropolitana de Porto Alegre, mas também pacientes do interior do estado e outros estados, como elo final de evacuação para o Comando Militar do Sul, sendo ainda peça importante na assistência médica nacional para o Sistema de Saúde do Exército.
Atua, também, como hospital de ensino, por meio dos seus Programas de Residência Médica certificados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), com atenção voltada para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da assistência em saúde.
O Projeto Vivências tem caráter continuo e permanente. Para participar, o acadêmico interessado deve acessar a página do projeto e seguir as orientações previstas no edital.